Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

A DGS e o Avante

Foi preciso o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criticar a falta do parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), a menos de uma semana do início do evento, para que o mesmo surgisse logo a seguir, a um Domingo. Como se isso não bastasse, a mesma DGS nega-se a tornar público o relatório, deixando à entidade organizadora o critério de divulgação.

A necessidade do presidente pressionar esta entidade pública para que faça o seu trabalho atempadamente é por si só uma vergonha. Mas como se isso não bastasse, a DGS comporta-se como se fosse uma empresa privada de consultoria na área da saúde. Como se não tivesse a obrigação da divulgação das suas conclusões. Como se tivesse a prestar um mero serviço ao PCP e não à causa pública.

A Dra. Graça Freitas e a sua equipa não estão à altura desde os surtos da Legionella, em que não havia caso para alarmismos, que tudo se encontrava sob controlo, enquanto os casos se multiplicavam e as pessoas davam entrada nos hospitais. Já em relação à epidemia do SARS-CoV-2, começou por tomar semelhante atitude de desvalorização, que a probabilidade do vírus cá chegar era praticamente nula, que não haveriam evidências científicas que indicassem o benefício do uso de máscaras.

A credibilidade da DGS já não está suficientemente destruída para que se exija um novo rumo?