Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Nova imagem na informação da TVI

No passado domingo a TVI iniciou uma nova fase ao reformular o grafismo e renovar o estúdio. Esta mudança já estava a ser necessária. O grafismo arredondado nas extremidades caiu em desuso e o modo de apresentação das letras tornou-se cansativo. O novo grafismo trouxe maior simplicidade com a apresentação do texto numa única linha. Esta forma de disposição textual começou com a CMTV, que exagera no tamanho das letras e apresenta frases vagas. A SIC foi atrás, mas reduziu o tamanho da letra, apresentando numa única linha informação mais completa, aproveitando melhor a largura do ecrã, sem que com isso tenha retirado a facilidade e o conforto na leitura. Esta foi de resto uma boa aprendizagem que a TVI também seguiu, melhorando o aspecto gráfico em relação a qualquer outro canal. A RTP ficou muito atrás – como de costume – em que o pior é a permanência da apresentação textual em duas linhas, prejudicando a rapidez da leitura e o conforto.

A renovação do estúdio de informação é outro ponto positivo para a TVI. Ao longo dos anos tem vindo a largar as cores berrantes e culmina com um estúdio que apostou no vidro como elemento principal dando um toque de elegância. A própria redacção apresenta um aspecto mais sóbrio e profissional com elementos luminosos mais relaxantes. As mesas são bem mais bonitas que as da SIC. A eliminação dos videowalls a favor de um ecrã gigante curvo foi uma excelente aposta tornando o estúdio dos principais noticiários visualmente mais apelativo.

Mas, como não há bela sem senão, o ponto negativo tem a ver com a orientação editorial. O uso de um programa informativo para a promoção do entretenimento da estação a mim não me agrada. No domingo foi a entrevista à Cristina Ferreira e a promoção do Big Brother. Na segunda-feira foi a promoção à nova novela.

No entanto, o Pedro Mourinho é uma excelente aquisição. Na SIC, apesar dos anos que já lá levava, as oportunidades tardavam em surgir. Acho que esta transferência foi um ganho significativo para ambas as partes. Está na altura da SIC apostar mais no Bento Rodrigues.