Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Resposta galega à polémica portuguesa

A resposta da Galiza não tardou. O presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, recebeu o embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, para lhe dar conta de que a preocupação com Portugal deve-se “aos estreitos laços que nos unem”. As gentes do norte mantêm um relacionamento de longa data com os irmãos galegos. Um mesmo povo, dividido por uma fronteira.

A resposta de Alberto Nuñez Feijóo foi à altura. Disponibilizou o serviço de saúde galego a todos os portugueses, caso assim necessitem. No esclarecimento ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português, ficou esclarecido que a informação pedida aos viajantes portugueses serve para facilitar o acesso à rede de cuidados de saúde da Galiza.

Outro ponto positivo foi a decisão que a partir de agora haverá troca de informação sobre a situação epidémica da Galiza e de Portugal, nomeadamente da região do Norte de Portugal, com reuniões entre as autoridades de saúde de Portugal e da Comunidade Autónoma da Galiza. A Galiza pretende aqui uma clarificação e diferenciação regional, de modo a actuar consoante a incidência de Covid-19 na origem de cada visitante português.

A Galiza prova mais uma vez a proximidade para connosco. Pretende “regionalizar Portugal” para actuar de forma diferenciada, coisa que nenhum outro território europeu optou por fazer. Com isto surge também a aproximação dos dois sistemas de saúde.