Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Último Reduto

O pensamento é o meu refúgio, o último reduto daquilo que sou.

Uma sociedade imatura e estagnada

Os especialistas dizem que as crianças tendem a imitar os adultos de uma forma muito mais intensiva durante os primeiros cinco anos de vida, e que essa característica revela que ainda não possuem um senso crítico ou um pensamento mais sofisticado para inferir se o que os adultos fazem ou dizem é adequado, útil ou moral.

Quando surgem fenómenos sociais de imitação é isto que me ocorre. Se necessitamos de exemplos vindos dos Estados Unidos para reagir, então estamos socialmente pouco maduros.

Uma sociedade mais avançada não se limita a manifestar-se contra o racismo, luta pela diversidade. Reduzir o manifesto aos afro-descendentes é poucochinho. Enquanto numa mesma manifestação não se juntarem pretos e brancos, ciganos e judeus, asiáticos e sul-americanos, gordos e magros, feios e bonitos, então não haverá dimensão que combata não apenas o racismo, mas qualquer forma de preconceito e discriminação.

Recordo-me perfeitamente de há mais de vinte anos atrás fazer trabalhos escolares relacionados com o VIH/SIDA, a droga e o racismo. Eram temas sistematicamente batidos em meio escolar. Merecendo estes temas a mesma reflexão que se realizava há vinte anos, tenho toda a legitimidade para acreditar que socialmente estamos estagnados nestas matérias.